Redação | Fornecendo Evidências

Na Composition, a banca espera que os candidatos tomem um posicionamento com relação à questão que é apresentada. Isso quer dizer, em primeiro lugar, que a redação não dever ser um texto essencialmente descritivo; é claro que algumas coisas na redação podem ser descritas (como, por exemplo, processos históricos), mas a descrição, nesse caso, teria o objetivo de auxiliar o desenvolvimento de uma linha argumentativa. Em outras palavras, a composition deve consistir no desenvolvimento e na corroboração de uma tese claramente declarada a respeito da questão proposta.

Em se tratando de um texto, portanto, argumentativo, é essencial que todo argumento seja embasado em evidências. Ao indicar que aquilo que você está defendendo tem respaldo por meio de referências a evidências, o argumento é desenvolvido de forma menos abstrata e genérica e se torna mais convincente. Evidência, então, é tudo aquilo que auxilia na demonstração da validade de um argumento: dados estatísticos, exemplos, citações de autoridades etc.

Fornecer evidências é algo fundamental na Composition, pois isso será avaliado na seção de organização e desenvolvimento de ideias (que corresponde a 20 dos 50 pontos da Composition), como bem lembra o Manual do Candidato (2013, p. 61): “Remember to provide evidence in support of your points – preferably from several sources. In 2010, general compositions which did not give appropriate examples to back up their points scored very low marks for Plan and Development of Ideas“. Note abaixo alguns comentários do examinador que revelam a importância do desenvolvimento argumentativo com base em evidências:

"Very superficial comments and few specifics, but kep to the question. Would have benefitted from some more examples to illustrate the broad points made."
“Very general comments and few specifics, but kept to the question. Would have benefitted from some more examples to illustrate the broad points made.”
“Very superficial arguments, could have included more concrete examples to reinforce ideas presented.”
needforevidence3
“Poor, weak structure and did not really express an opinion. Lack of examples.”

Assim, ao planejar sua redação, certifique-se de que você tem uma tese clara (e diretamente relacionada à questão proposta), argumentos para desenvolver essa tese e evidências para confirmar cada um de seus argumentos.

Cheers!

Fontes:

Manual do Candidato

The Writing Center @ UNC

Anúncios

Posted In:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s