Redação | Atendo-se ao Tema Proposto

Ater-se ao tema proposto pela banca na tarefa Redação, na terceira fase, é de suma importância, visto que ao menos os últimos editais estabelecem que ao texto que for desenvolvido sobre tema geral e não sobre o tema proposto será atribuída nota final zero:

“10.3.2.1 […] Será atribuída nota 0 (zero) à redação a respeito de tema geral que não se atenha ao tema proposto […].(Edital 2014)

Antes de começar a planejar sua redação, portanto, é essencial que você tenha certeza de que compreendeu qual é o tema proposto e de que sua tese aborda diretamente a questão apresentada. É isso o que também sugere o Manual do Candidato (2013, p. 59), ao afirmar que o primeiro passo na fase de organização das ideias deve ser “consider the topic very carefully and make sure you grasp the meaning”.

No CACD 2012, por exemplo, as instruções da redação diziam:

“Taking due account of the text above and of China’s strategic objectives, comment on how its participation in the BRICS might fit into this framework.”

Muitos candidatos que, na ocasião, desenvolveram textos sobre os BRICS, de forma ampla, não atacando diretamente a questão dos interesses da China nos BRICS, não chegaram a ter nota zero em suas redações, mas tiveram notas de organização e desenvolvimento de texto muito baixas. Note os comentários do examinador:

Candidatos que, por sua vez, não desenvolveram o tema de forma ampla, restringindo-o, mas que também não desenvolveram o tema conforme as instruções tampouco obtiveram boas notas em termos de organização e desenvolvimento de texto. Veja o comentário do examinador:

Assim, ao ler a proposta, certifique-se de que você a compreende e elabore sua tese – e, consequentemente, seus parágrafos argumentativos – diretamente com base nela.

Cheers! 

Posted In:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s