CACD 2012 |Godzilla’s grandchildren

O texto “Godzilla’s grandchildren” veio acompanhado de três questões: duas tinham foco na compreensão de leitura enquanto a outra testava conhecimento de vocabulário.

Passemos aos comentários, questão a questão:

Questão 1

According to the text, judge if the following items are right (C) or wrong (E).

1. Toshinori Mizuno was more concerned with the radiation he was exposed to  while he was at the nuclear power plant than with the fact his art challenged the Japanese established rules.

A alternativa está ERRADA. O texto afirma que Mizuno tinha medo, sim, das duas situações, porém não há comparação alguma no texto que nos leve a crer que ele tinha mais medo de uma do que da outra.

2. Mr. Mizuno believes the radiation kit protected him from more than the radiation in the area.

A alternativa está CERTA. Além de protegê-lo da radiação, ele acredita que o kit o ajudou a não levantar suspeitas (lines 8-11).

3. The Japanese in general are enthusiastic about artists who get in trouble for breaking the traditional dogma prevalent in the artistic milieu.

A alternativa está ERRADA. No primeiro parágrafo, o autor menciona que “Bending the rules, let alone breaking them, is largely a taboo” (line 2). Além disso, no último parágrafo, o autor do artigo deixa claro que o alcance dessa arte política é muito pequeno (lines 35-40).

4. Some Fukushima Dai-ichi employers have turned into political activists after the accident of 2011.

A alternativa está ERRADA. O texto não diz absolutamente nada sobre empregadores se tornando ativistas.

Questão 2

The words “mangled” (line 6) and “suffused” (line 23) mean respectively:

A. ruined and permeated

B. subdued and covered

C. torn and zeroed in on

D. multilated and obscured

E. humongous and imbued

A alternativa correta é a A. “Mangle” está relacionado à ideia de “destroy”, “ruin”. Por sua vez, “suffuse” quer dizer “imbue”, “permeate”.

Questão 3

Based on the text, it is correct to say that ChimPom

A. produces art which is dissonant with its members attitudes.

B. is unique in mixing art with political protest.

C. creates art which is avant-garde, and is setting the path of modern art in Japan.

D. is a large group of untrained artists whose work blend art and political activism.

E. adopts some artistic-political stance which is being largely ignored by the Japanese media nationwide.

A alternativa A está incorreta porque, de acordo com o texto, as atitudes dos artistas do grupo ChimPom não destoam de sua arte. Pelo contrário, o autor do artigo afirma: “the artists’ actions speak at least as loudly as their images” (lines 17-18).

A alternativa B também está incorreta, pois o grupo ChimPom não é, de acordo com o texto, o único a misturar arte com ativismo político. A primeira frase do quinto parágrafo, na verdade, nos revela que “other young artists are ploughing similar ground” (line 27).

A alternativa C está incorreta porque o tipo de arte associado ao ChimPom não está preparando o caminho de uma arte moderna no Japão. O autor do artigo cita um crítico de arte que, ao se referir ao ChimPom, afirma que o grupo “may be hinting at a new direction in Japanese contemporary art” (lines 21-22). Ou seja, não é moderna, mas contemporânea, e não está preparando o caminho dessa arte, pois ela já é existente.

A alternativa D está incorreta porque não se trata de um grupo grande – o texto fala em um coletivo de seis membros (lines 12-13).

Assim, a alternativa correta seria a E, pois, de fato, o texto afirma que o grupo e seu posicionamento artístico-político têm sido em grande medida ignorados pela mídia japonesa: “The ChimPom artists have received scant [=very little] coverage in the stuffy arts pages of the national newspapers” (lines 36-37).

Cheers!

Posted In:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s