Livros para estudar inglês para o CACD: Parte I – Gramática

A prova de inglês do CACD, seja no TPS, seja na terceira fase, de fato cobra de seus candidatos um conhecimento avançado da língua inglesa. Para que os candidatos possam preparar-se adequadamente para essa prova, portanto, há uma série de materiais que podem ser usados. Nesse post indicarei apenas livros relacionados a gramática, porém em posts seguintes mencionarei outros tipos de materiais.

Gramática

Ter conhecimento avançado da língua inglesa significa, entre outras coisas, ter a competência gramatical muito bem desenvolvida – e isso é importante tanto no TPS quanto na terceira fase. Isso não quer dizer que o candidato precisa fazer um livro inteiro de exercícios gramaticais, mas sim que ele identifique os pontos com os quais têm tido mais dificuldades – com base, por exemplo, nos simulados que faz –, revise a teoria relacionada  esses tópicos gramaticais e faça exercícios para testar seu entendimento.

Um livro excelente é o English Grammar in Use – Intermediate, do Raymond Murphy. Cada unidade trata de um tópico gramatical e traz uma página só com explicações e exemplos e a página seguinte com exercícios. Outra vantagem desse livro é que ele já vem com as respostas dos exercícios no fim do livro, assim o candidato pode estudar por conta própria. Algumas das unidades que eu frequentemente trabalho com alunos que vão fazer o CACD são:

– Unidades 13 e 14: diferenças entre Simple Past e Present Perfect

– Unidade 74: quando (não) usar o artigo definido “the” (zero article)

– Unidade 97: quando usar os pronomes “that” e “which” (equivalente à oração subordinada adjetiva restritiva / explicativa)

– Unidade 112 – diferença do uso do “although / though” e do “in spite of / despite”

 

Caso o candidato queira rever ou aprender estruturas mais avançadas, uma opção é o Advanced Grammar in Use, do Martin Hewings. O livro tem a mesma estrutura do English Grammar in Use – Intermediate, porém alguns dos tópicos são bem mais avançados. Algumas das unidades que eu com frequência indico aos meus alunos são:

Unidade 75 – Participle clauses with adverbial meaning

Unidades 119 e 120 – Inversions

 

Cheers!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s